Joan Marie Larkin (Wynnewood22 de setembro de 1958), conhecida pelo seu nome artístico, Joan Jett, é uma cantoraguitarrista e baixista norte-americana, descrita como uma das figuras mais importantes da história do rock, atingindo o auge nos anos 70 ao lado das suas companheiras de banda The Runaways, e também em carreira solo durante os anos 80 e 90. Além de ser conhecida e constantemente citada como a Rainha do Rock.[1]em 2003, Joan Jett foi nomeada pela Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos.[2] Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell, que ocupa a 75º posição.
Ela é conhecida mundialmente principalmente pela canção I Love Rock 'n Roll, que ficou no 1º lugar da Billboard de 30 de março a té 1 de maio de 1982, além de ser considerada pela Billboard a 28ª melhor música de todos os tempos. Também é conhecida por outros hits, como "Bad Reputation", "I Hate Myself For Loving You", "Crimson and Clover", "Little Liar", "Do You Wanna Touch Me", "Light of Day", "Love is All Around" e "Everyday People".


Carreira e Biografia[editar | editar código-fonte]

Joan Jett nasceu em Wynnewood, um subúrbio de FiladélfiaPensilvânia. Ela se mudou para WheatonMaryland em 1967, mas saiu do Wheaton High School aos 15 anos para seguir a carreira musical. Ela mudou-se para Los AngelesCalifórnia e passou a frequentar o Taft High School em Woodland Hills.[3]

The Runaways[editar | editar código-fonte]

Joan Jett foi a fundadora do The Runaways juntamente com a baterista Sandy West. Joan Jett era vocalista e guitarrista base da banda. No primeiro semestre de 2010, estreou o filme The Runaways. O filme conta a história do início da banda e de seu fim conturbado por Cherie Currie, decorrente do uso abusivo de drogas dela e de toda a banda - todas eram menores de idade. O papel de Joan foi interpretado pela atriz Kristen Stewart e o papel de Cherie foi interpretado pela atriz Dakota Fanning.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Em 1979, Joan Jett começou a carreira solo. Ela gravou três músicas com os Sex Pistols Paul Cook e Steve Jones (uma delas era uma versão cover da música "I Love Rock 'n Roll", escrita e gravada originalmente pelos The Arrows). Enquanto trabalhava no projeto em 1979, Joan Jett conheceu o compositor e produtor Kenny Laguna, que ajudou ela a compor as músicas. Eles se tornaram amigos e decidiram trabalhar juntos.
O álbum de Jett foi intitulado com o nome dela e lançado no dia 17 de maio de 1980. O álbum foi rejeitado por 23 gravadoras,[4] então Jett e Laguna lançaram o álbum independente na gravadora deles Blackheart Records. Joan Jett se tornou a 1ª mulher a começar sua própria gravadora.

Joan Jett & the Blackhearts[editar | editar código-fonte]

Joan Jett nos anos 80.
Com ajuda de Laguna, em 1980, Joan Jett formou o The Blackhearts. Em 1981, Joan Jett relançou o álbum Joan Jett com o nome de Bad Reputation pela Boardwalk Records. Depois de um ano de turnês e gravações, a banda lançou o seu 1º álbum chamado I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial, no mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, a música "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Como Joan Jett
  • Joan Jett (1980); relançado como Bad Reputation (1981)
  • The Hit List (1990)
Com o the Blackhearts