sexta-feira, 27 de julho de 2012

Michael Jackson - Heal The World Live at Ullevi 1997

Michael Jackson 1995 MTV Awards (Complete Version) - High Quality

Michael Jackson 1995 MTV Awards (Complete Version) - High Quality

Michael Jackson Gone Too Soon - Heal The World (Clinton Gala 1992)

Michael Jackson - you are not alone [LIVE] [HD]

Michael Jackson and Britney Spears HD

The Way You Make Me Feel (Michael Jackson's HIStory World Tour)

Michael Jackson - Remember The Time

Michael Jackson - The Way You Make Me Feel

Michael Jackson - Beat It

Michael Jackson Thriller HD

Michael Jackson - Black Or White (Complete Version)

Michael Jackson - They Don't Care About Us [HD]

michael jackson billie jean

Mireille Mathieu - Der Pariser Tango

Mireille Mathieu - Sous le ciel de Paris

Mireille Mathieu -La Paloma Ade-

Sinatra and Louis Armstrong Birth of the Blues

Louis Armstrong & Gene Krupa - (1954) Jammin' [from "The Glenn Miller St...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dean Martin - Blue Moon


Dean Martin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dean Martin
Dean Martin no filme "Rio Bravo" de 1959
Nome completoDino Paul Crocetti
Nascimento7 de Junho de 1917
Steubenville, Ohio
Estados Unidos
Morte25 de dezembro de 1995 (78 anos)
Beverly Hills, Califórnia
Estados Unidos
Ocupaçãoator e cantor
Atividade1949 - 1995
IMDb: (inglês) (português)
Dean Martin (Steubenville, 7 de junho de 1917Beverly Hills, 25 de Dezembro de 1995) foi um dos mais influentes artistas do século 20, tanto na música, televisão, bem como no cinema. Seu nome de batismo é Dino Paul Crocetti.
Era integrante da "Rat Pack", um grupo de amigos formado por Frank Sinatra, Sammy Davis, Jr., Peter Lawford e Joey Bishop que realizaram algumas atividades artísticas em conjunto na década de 1960. É bastante reconhecido por sua parceria de enorme êxito com Jerry Lewis. Morreu em decorrência de câncer no pulmão.
Possui três estrelas na "calçada da fama", uma (6519 Hollywood Boulevard) por seu trabalho no cinema, a segunda (1817 Vine) por suas gravações, e a terceira (6651 Hollywood Boulevard) por seu trabalho na televisão.
Era pai do também cantor e ator Dean Paul Martin, cuja morte prematura fez o pai encerrar a carreira.

[editar] Discografia

  • 1953 - Dean Martin Sings
  • 1955 - Swingin' Down Yonder
  • 1955 - Dean Martin
  • 1957 - Pretty Baby
  • 1959 - Sleep Warm
  • 1959 - A Winter Romance
  • 1960 - This Time I'm Swingin'!
  • 1961 - Dean Martin
  • 1962 - Dino: Italian Love Songs
  • 1962 - Cha Cha de Amor
  • 1962 - French Style
  • 1963 - Country Style
  • 1963 - Dean "Tex" Martin Rides Again
  • 1963 - Dino Latino
  • 1964 - Dream with Dean
  • 1964 - Everybody Loves Somebody
  • 1964 - The Door Is Still Open to My Heart
  • 1964 - Live at the Sands Hotel
  • 1965 - Holiday Cheer
  • 1965 - (Remember Me) I'm the One Who Loves You
  • 1965 - Dean Martin Hits Again
  • 1965 - Houston
  • 1966 - Somewhere There's a Someone
  • 1966 - The Hit Sound of Dean Martin
  • 1966 - The Best of Dean Martin
  • 1966 - Christmas Album
  • 1966 - Songs From The Silencers
  • 1966 - The Dean Martin TV Show
  • 1967 - Happiness Is Dean Martin
  • 1967 - Welcome to My World
  • 1968 - Gentle on My Mind
  • 1969 - I Take a Lot of Pride in What I Am
  • 1970 - My Woman, My Woman, My Wife
  • 1971 - For the Good Times
  • 1972 - Dino
  • 1973 - Sittin' on Top of the World
  • 1973 - You're the Best Thing That Ever Happened to Me
  • 1978 - Once in a While

[editar] Filmografia

 
 

Dean Martin - Sway

"Dean Martin & Marilyn Monroe" Tribute Show



Marilyn Monroe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    
Marilyn Monroe
Marilyn Monroe
Nome completoNorma Jeane Mortensen
Outros nomesNorma Jeane Baker
Nascimento1 de Junho de 1926
Los Angeles, Califórnia
NacionalidadeEstados Unidos norte-americana
Morte5 de agosto de 1962 (36 anos)
Los Angeles, Califórnia
OcupaçãoAtriz
CônjugeJimmy Dougherty-1942,Joe DiMaggio-1954, Arthur Miller-1956 a 1961.
Prémios Golden Globe
Melhor Atriz - Comédia ou Músical
1959 - Some Like It Hot
Página oficial
IMDb: (inglês) (português)

Marilyn Monroe no filme Quanto mais Quente Melhor (Some Like it Hot), de 1959.

Marilyn Monroe e Jane Russell dando assinaturas no cimento do Grauman's Chinese Theatre em 1953.

Marilyn Monroe no filme Niagara, de 1953.

Marilyn Monroe e Laurence Olivier no filme The Prince and the Showgirl (br: A Pincesa Encantada).
Marilyn Monroe, nome artístico de Norma Jeane Mortensen, (Los Angeles, 1 de junho de 1926 — Los Angeles, 5 de agosto de 1962) foi uma das mais célebres atrizes norte-americanas.
É uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

[editar] Os primeiros anos


Sra. Norma Jeane Dougherty, Yank Magazine, 1945.
O nome de batismo de Marilyn Monroe era Norma Jeane Mortensen. Ela nasceu no County Hospital em Los Angeles. Ela não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada. Muitos biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio RKO, onde Gladys Pearl Monroe, a mãe de Marilyn, trabalhava. Ela era editora de filmes, mas graves problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e ela foi internada em um hospício. A certidão de nascimento diz que Martin Edward Mortenson, marido de Gladys, é que é o pai biológico de Marilyn, mas ele somente a registrou, já que ele conheceu a mãe de Marilyn grávida. Ela só recebeu o sobrenome do padrasto em seu nome. Numa entrevista ao canal de televisão Lifetime, James Dougherty, o primeiro marido de Marilyn, disse que ela acreditava que Gifford era o seu pai, já que ela investigou uma vez e viu que antes do seu padrasto sua mãe tivera um único namorado que era chamado Gifford.
Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de parentes e orfanatos até que, em 1937, mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Em 1942, o marido de Grace foi transferido a trabalho para a costa leste e o casal não tinha condições financeiras para levar Norma Jeane, na época com dezesseis anos. Norma Jeane tinha duas opções: Voltar para o orfanato ou se casar com seu namorado.
No dia 19 de julho de 1942 casou com Jimmy Dougherty, de 21 anos, com quem namorava há seis meses. Segundo Jimmy, ela era uma menina doce, generosa e religiosa e que gostava de ser abraçada. Até então, Norma Jeane amava Jimmy e eles estavam muito felizes juntos, até que ele entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul, em 1944.
Após a partida de Jimmy, Norma Jeane começou a trabalhar na fábrica Rádio Plane Munition, em Burbank, na Califórnia. Alguns meses depois, o fotógrafo Davis Conover a viu enquanto tirava fotos de mulheres que ajudavam no esforço de guerra, para a revista Yank. Ele não acreditou na sua sorte, pois ela era um "sonho" para qualquer fotógrafo. Norma Jeane posou para uma seção de fotos e ele começou a lhe enviar propostas para trabalhar como modelo. As lentes adoravam Norma Jeane, e em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas. Ela começou a estudar o trabalho das lendárias atrizes Jean Harlow e Lana Turner, e inscreveu-se em aulas de teatro, sonhando com o estrelato. Porém, o marido Jimmy retornou em 1946, o que significou que Norma Jeane tinha que fazer outra escolha, dessa vez entre seu casamento e sua carreira.
Norma Jeane e Jimmy divorciaram-se em junho de 1946, pois ele não aceitava que ela se tornasse uma atriz. Norma assinou seu divórcio antes mesmo de assinar seu primeiro contrato na vida, dessa vez foi contratada oficialmente pela Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946, com um salário de 125 dólares por semana. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e mudou seu nome artisticamente para Marilyn Monroe, Monroe era o sobrenome da sua avó materna e Marilyn o nome mais chique da época.

[editar] O início da carreira


MM em cena de Gentlemen Prefer Blondes (br: Os Homens Preferem as Louras).
Marilyn começou a carreira em alguns pequenos filmes, mas a sua habilidade para a comédia, a sua sensualidade e a sua presença em eventos levaram-na a conquistar papéis em filmes de grande sucesso, tornando-a numa das mais populares estrelas de cinema da década de 1950. Tinha 1,67 metro de altura, 94 centímetros de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Apesar de sua beleza deslumbrante, suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual da década de 50. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram querida no mundo inteiro. Ao mesmo tempo que era uma menina frágil e inocente, era uma mulher dominante e irresistivelmente sedutora.
O primeiro papel de Marilyn no cinema foi uma participação não creditada em The Shocking Miss Pilgrim (br: ''Sua Alteza, a Secretária, 1947), de George Seaton. Contracenou rapidamente com Groucho Marx em Love Happy (br: Loucos de Amor, 1950), de David Miller. Nesse mesmo ano conseguiu um pequeno mas influente papel no suspense de John Huston, The Asphalt Jungle (br: O Segredo das Joias), e o papel de Claudia Caswell em All About Eve (br: A Malvada), estrelado por Bette Davis e dirigido por Joseph L. Mankiewicz, tendo recebido muitos elogios. A partir daí, participou de filmes como As Young As You Feel (br: Sempre Jovem, 1951), de Harmon Jones, Monkey Business (br: O Inventor da Mocidade, 1952), de Howard Hawks e Don't Bother to Knock (br: Almas Desesperadas, 1952), de Roy Baker. No entanto, foi sua performance em Niagara (br: Torrentes de Paixão, 1953), de Henry Hathaway, que a tornou estrela. Marilyn fez o papel de Rose Loomis, uma jovem e bela esposa que planeja matar seu velho e ciumento marido, personagem de Joseph Cotten.

[editar] O sucesso

O sucesso de Marilyn em Niagara lhe rendeu, no mesmo ano, os papéis principais em Gentlemen Prefer Blondes (br: Os Homens Preferem as Louras, de Howard Hawks, que contou com a participação de Jane Russell, e How to Marry a Millionaire (br: Como Agarrar um Milionário, de Jean Negulesco, com participação de Lauren Bacall e Betty Grable. A revista Photoplay votou em Marilyn como melhor atriz iniciante de 1953 e, aos 27 anos de idade, ela era sem dúvida a loira mais amada de Hollywood.

MM em show para as tropas americanas na Coreia
No dia 14 de janeiro de 1954, Marilyn casou com seu namorado, o jogador de beisebol Joe DiMaggio, em São Francisco, na Califórnia. Eles namoravam há dois anos quando Joe pediu a seu agente que organizasse um encontro para os dois jantarem e a pediu em casamento. "Eu não sei se estou apaixonada por ele ainda", disse Marilyn à imprensa logo no início de seu relacionamento, "mas eu sei que eu gosto dele mais do que qualquer homem que já conheci". Durante sua lua de mel em Tóquio, Marilyn fez uma performance para os militares que serviam na Coreia. A sua presença causou quase um motim, e Joe se mostrava claramente incomodado com aqueles milhares de homens desejando sua mulher. Ela era muito cobiçada, sua beleza chamava atenção e isso causava brigas e ciúmes com todos os homens com quem se relacionou.
Infelizmente, a fama de Marilyn e sua figura sexual tornaram-se um problema em seu casamento. Nove meses depois, no dia 27 de outubro de 1954, Marilyn e Joe se divorciaram. Eles atribuíram a separação a "conflitos entre carreiras", e permaneceram bons amigos.
Em 1955 Marilyn estava pronta para livrar-se da imagem de furacão loiro. Isso tinha dado a ela o estrelato, mas agora tinha a oportunidade e a experiência, Marilyn queria seguir com seriedade a carreira de atriz, queria experimentar novas sensações e poder mostrar que era mais que uma mulher que atiçava o imaginário sexual dos homens. Ela mudou-se de Hollywood para Nova York, para estudar na escola de atores de Lee Strasberg. Em 1956, Marilyn abriu sua própria produtora, Marilyn Monroe Productions. A empresa produziu os filmes Bus Stop (br: Nunca Fui Santa, 1956), de Joshua Logan e The Prince and the Showgirl (br: O Príncipe Encantado, 1957), dirigido e coestrelado por Sir Laurence Olivier. Esses dois filmes serviram para Marilyn mostrar seu talento e versatilidade como atriz. Em 1959, Marilyn brilhou em Some Like It Hot (br/pt: Quanto Mais Quente Melhor), (Some Like It Hot), de Billy Wilder, e teve seu trabalho reconhecido ao vencer o Globo de Ouro de "Melhor Atriz em Comédia".

Marilyn em O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch).
No dia 29 de junho de 1956 Marilyn casou-se com seu novo namorado, o dramaturgo Arthur Miller. O casal se conheceu através de Lee Strasberg, e amigos disseram que ela o deixava de "joelhos bambos". Enquanto eles estavam casados, em 1961, Arthur escreveu o papel de Roslyn Taber de The Misfits (br: Os Desajustados), especialmente para Marilyn. Dirigido por John Huston e coestrelado por Clark Gable e Montgomery Clift, este acabou sendo o último filme completo de Marilyn e a despedida das telas de Gable.
Infelizmente, o terceiro casamento de Marilyn terminou, dessa vez no dia 20 de janeiro de 1961. A data do divórcio, ocorrido no México, foi escolhida por ser o dia da posse do presidente John F. Kennedy, nos Estados Unidos, numa tentativa de manter a separação fora das manchetes. A tática não funcionou e mais uma vez a vida de Marilyn foi alvo de fofocas, escândalos, capas de jornais e revistas pelo mundo.
Marylin já era amante de Kennedy muito antes dele entrar na Casa Branca. Kennedy ficara obcecado por ela durante sua recuperação de uma operação na coluna que o deixou imobilizado. Seu irmão Bobby pendurou, de cabeça para baixo, um poster onde Marilyn vestia um blusa decotadíssima, um short curto e estava de pernas totalmente abertas, em frente à cama do seu quarto e isso fez Kennedy ficar loucamente atraído por ela.
O caso entre eles teve início depois de seu divórcio de Joe di Maggio e continuou enquanto ela esteve casada com Arthur Miller. Eles se encontravam na suíte dele do Carlyle Hotel, em Nova Iorque, ou na casa de praia de Peter Lawford, em Santa Monica. O FBI grampeou a casa de praia de Lawford e John Edgar Hoover, o chefe do FBI, usou as gravações para manter seu cargo quando Kennedy tentou demiti-lo. Hoover também insinuou que alguém mais havia grampeado a casa - a Máfia, com que Kennedy cruzara durante as eleições.
Robert Kennedy, o irmão mais novo do presidente, por vezes se relacionava com as mulheres de John. Era o chefe de Hoover e, como procurador federal, estava determinado a acabar com a Máfia. Advertira o presidente para deixar Marilyn, pois os chefes mafiosos poderiam usar o caso contra ele, já que seria um escândalo se a mídia soubesse que ele mantinha um caso fora do casamento.
Apesar de suas ilusões, Marilyn sabia que Kennedy desejava apenas a estrela cintilante de cinema, não a mulher que era. Ele pretendia livrar-se dela com elegância, pois esse relacionamento lhe prejudicaria perante os poderosos da política. Marylin, então resolveu dar um grande presente a Kennedy, dar a ele um último momento de glória: Em seu aniversário, Peter Lawford levou-o à sede do Partido Democrata, onde ela cantou com voz lasciva "Feliz aniversário, senhor presidente". Ela estava com um belo vestido que o diplomata Adlai Stevenson descreveu como feito de "pele e pérolas. Só que não vi as pérolas." John Kennedy disse: "Já posso me retirar da política, depois de ter ouvido este feliz aniversário cantado para mim de modo tão doce e encantador."
Na premiação do Globo de Ouro de 1962 Marilyn foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo cinema mundial".[1]

[editar] A morte


A cripta de Marilyn Monroe.
Na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. Ninguém sabe de facto o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte.[carece de fontes?] No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles.

[editar] Carreira

AnoTítuloTítulo em português[2][3][4]PapelDiretorObs.
1947Shocking Miss Pilgrim, TheThe Shocking Miss PilgrimOperadora telefônicaSeaton, GeorgeGeorge SeatonNão-creditada
1947Dangerous Yearsbr: Idade PerigosaEviePierson, ArthurArthur Pierson
1948Green Grass of WyomingFigurante na cena de dançaKing, LouisLouis KingNão-creditada
1948You Were Meant for MeFiguranteBacon, LloydLloyd BaconNão-creditada
1948Scudda Hoo! Scudda Hay!br: Torrentes de ÓdioBettyHerbert, HughHugh HerbertNão-creditada
1948Ladies of the Chorusbr: Mentira SalvadoraPeggy MartinKarlson, PhilPhil Karlson
1949Love Happybr: Loucos de AmorCliente de GrunionMiller, DavidDavid Miller
1950A Ticket to Tomahawkbr: O Que Pode um BeijoClaraSale, RichardRichard SaleNão-creditada
1950Right Crossbr: Por um AmorDusky LedouxSturges, JohnJohn SturgesNão-creditada
1950Home Town Storybr: Em Cada Lar, Um RomanceIris MartinPierson, ArthurArthur Pierson
1950Fireball, TheThe Fireballbr: O FaíscaPollyGarnett, TayTay Garnett
1950Asphalt Jungle, TheThe Asphalt Junglebr: O Segredo das JóiasAngela PhinlayHuston, JohnJohn Huston
1950All About Evebr: A MalvadaSrta. Claudia CaswellMankiewicz, Joseph L.Joseph L. Mankiewicz
1951As Young as You Feelbr: Sempre JovemHariettHarmen Jones
1951Love Nestbr: O Segredo das ViúvasRoberta "Bobbie" StevensNewman, Joseph M.Joseph M. Newman
1951Let's Make It Legalbr: Joguei Minha MulherJoyce ManneringSale, RichardRichard Sale
1952O. Henry's Full Housebr: Páginas da VidaAndarilhaKoster, HenryHenry Koster
1952Monkey Businessbr: O Inventor da MocidadeLois LaurelHawks, HowardHoward Hawks
1952Clash by Nightbr: Só a Mulher PecaPeggyLang, FritzFritz Lang
1952We're Not Married!br: Travessuras de CasadosAnabel NorrisGoulding, EdmundEdmund Goulding
1952Don't Bother to Knockbr: Almas DesesperadasNell ForbesBaker, Roy WardRoy Ward BakerPrimeiro papel de protagonista
1953Niagarabr: Torrentes de PaixãoRose LoomisHathaway, HenryHenry Hathaway
1953Gentlemen Prefer Blondesbr/pt: Os Homens Preferem as LoirasLorelei LeeHawks, HowardHoward HawksIndicado para o Globo de Ouro de melhor atriz - longa-metragem musical ou comédia
1953How to Marry a Millionairebr: Como Agarrar um MilionárioPola DebevoiseNegulesco, JeanJean Negulesco
1954River of No Returnbr: O Rio das Almas PerdidasKay WestonPreminger, OttoOtto Preminger
1954There's No Business Like Show Businessbr: Mundo da FantasiaVickyLang, WalterWalter Lang
1955Seven Year Itch, TheThe Seven Year Itchbr: O Pecado Mora ao LadoA GarotaWilder, BillyBilly Wilder
1956Bus Stopbr: Nunca Fui SantaChérieLogan, JoshuaJoshua Logan
1957Prince and the Showgirl, TheThe Prince and the Showgirlbr: O Príncipe EncantadoElsie MarinaOlivier, LaurenceLaurence Olivier
1959Some Like It Hotbr/pt: Quanto Mais Quente MelhorSugar Kane KowalczykWilder, BillyBilly Wilder
1960Let's Make Lovebr: Adorável PecadoraAmanda DellCukor, GeorgeGeorge Cukor
1961Misfits, TheThe Misfitsbr: Os DesajustadosRoslyn TaberHuston, JohnJohn Huston
1962Something's Got to GiveEllen Wagstaff ArdenCukor, GeorgeGeorge CukorInterminado
  • Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar Something's Got to Give. Seu nome representa ainda hoje mais que uma estrela de cinema e rainha do glamour, sendo para muitos um ícone, sinônimo de beleza e sensualidade.

Dean Martin & Nancy Sinatra - Things

Frank Sinatra and Dean Martin medley - hilarious! - original VT - HQ

Marilyn Monroe & Frank Sinatra

Frank Sinatra - As Time Goes By (Casablanca)

My Way - LEGENDADO BR

"My Way" Frank Sinatra (Homenagem c/ Tradução) Lyrics - Twitter: @George...

Frank Sinatra e Pavarotti

NEW YORK,NEW YORK- FRANK SINATRA

Strangers in The Night - Frank Sinatra

Frank Sinatra - Fly me to the moon ORIGINAL


Frank Sinatra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Frank Sinatra
Frank Sinatra laughing.jpg

Sinatra no Girl's Town Ball na Flórida
em 1960, aos 44 anos.
Informação geral
Nome completoFrancis Albert Sinatra
ApelidoA Voz (The Voice)
Olhos Azuis (Blue Eyes)
Frankie
Nascimento12 de dezembro de 1915 (96 anos)
Hoboken, Nova Jersey
Estados Unidos
Data de morte14 de maio de 1998 (82 anos)
Los Angeles, Califórnia
Estados Unidos
GênerosPop
Jazz
Blues
Instrumentosvocal
Período em atividade1935-1995
Outras ocupaçõesator
Gravadora(s)Columbia
Capitol
Reprise
AfiliaçõesRat Pack, Bing Crosby, Nancy Sinatra, Judy Garland, Quincy Jones, Antonio Carlos Jobim, Dean Martin, Count Basie, Sammy Davis, Jr., Luis Miguel
Página oficialWebsite oficial
Francis Albert "Frank" Sinatra, play /sɪˈnɑːtrə/, (Hoboken, 12 de dezembro de 1915Los Angeles, 14 de maio de 1998)[1] foi um cantor e ator americano.
Iniciando sua carreira musical na swing era com Harry James e Tommy Dorsey, Sinatra se tornou um artista solo de sucesso sem precendentes no início e meados dos anos 1940, assinando depois com a Columbia Records em 1943. Sendo um ídolo das "bobby boxers" (como eram conhecidas as jovens fãs de swing), ele lançou seu primeiro álbum, The Voice of Frank Sinatra em 1946. Sua carreira profissional estava parada no início da década de 1950, mas renasceu em 1953 ao vencer o Óscar de melhor ator secundário por sua performance em From Here to Eternity.
Ele assinou com a Capitol Records em 1953 e lançou vários álbuns com aclamação crítica (como In the Wee Small Hours, Songs for Swingin' Lovers, Come Fly with Me, Only the Lonely e Nice 'n' Easy). Sinatra deixou a Capitol e formou sua própria gravadora, Reprise Records em 1961 (encontrando sucesso em álbuns como Ring-a-Ding-Ding!, Sinatra at the Sands e Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim), realizou tours internacionais, e foi um dos fundadores do Rat Pack, além de fraternizar com celebridades e homens de estado, incluindo John F. Kennedy. Sinatra completou 50 anos em 1965, gravou a retrospectiva September of My years, estrelou no especial de TV ganhador de Emmy Frank Sinatra: A Man and His Music, e lançou hits como Strangers in the Night e My Way.
Com o baixo número de vendas de suas músicas e após aparecer em vários filmes mal recebidos pela crítica, Sinatra se aposentou pela primeira vez em 1971. Dois anos depois, porém, ele voltou e em 1973 gravou vários álbuns, alcançando um "Top 40" com New York, New York em 1980. Usando seus shows em Las Vegas como ponto de partida, ele realizou tours nos Estados Unidos e internacionalmente, até pouco antes de sua morte em 1998.
Sinatra também forjou uma bem sucedida carreira como ator, vencendo um Óscar de melhor ator secundário, uma nomeação para Oscar de melhor ator por sua performance em The Man with the Golden Arm, e aclamação crítica por sua performance em The Manchurian Candidate. Ele também estrelou em musicais como High Society, Pal Joey, Guys and Dolls e Um Dia em Nova Iorque. Sinatra foi homenageado no Prêmio Kennedy em 1983 e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade de Ronald Reagan em 1985 e a Medalha de Ouro do Congresso em 1997. Sinatra também recebeu 11 Grammy Awards, incluindo o Grammy Trustees Award, Grammy Legend Award e o Grammy Lifetime Achievement Award.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Filho de dois imigrantes italianos, foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.
Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares.
Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980). Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito ativo entre meados da década de 1950 e 1960.
Fez um show histórico no Brasil, no Rio de Janeiro, em um Maracanã lotado em 26 de Janeiro de 1980, do qual tocou para impressionantes 170 mil pessoas, entrando para o livro Guiness de Recordes. Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou na ativa em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.[carece de fontes?]
Seus principais sucessos são "Fly me to the moon", "My Way" e "New York, New York".[por quê?] Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim. Na oportunidade, "Girl from Ipanema" brindou o grande encontro.

[editar] Filmografia


Frank Sinatra em 1973.

[editar] Premiações


Estrela na Calçada da Fama por sua carreira na televisão.

Estrela na Calçada da Fama por sua carreira na música.
  • Grammy
    • 1958
      • Best Album Cover - Only The Lonely (Frank Sinatra foi Diretor de Arte. Curiosamente seu primeiro Grammy foi pela pintura da capa)
    • 1959
      • Album Of The Year - Come Dance With Me
      • Best Vocal Performance, Male - Come Dance With Me
    • 1965
      • Album Of The Year - September Of My Years
      • Best Vocal Performance, Male - It Was A Very Good Years
      • Lifetime Achievement Award
    • 1966
      • Album Of The Year - Sinatra: A Man And His Music
      • Record Of The Year - Strangers In The Night
      • Best Vocal Performance, Male - Strangers In The Night
    • 1979
      • Trustees Award
    • 1982
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - I'll Never Smile Again (Tommy Dorsey With Frank Sinatra & The Pied Pipers)
    • 1984
    • 1994
      • Grammy Legend Award
"Sou a favor de tudo que ajuda a atravessar a noite - seja uma oração, tranquilizante ou uma garrafa de Jack Daniels."
"Só se vive uma vez e, do jeito que eu vivo, uma vez é suficiente"

Frank Sinatra[2]
    • 1995
      • Best Traditional Pop Vocal Performance, Male - Duets II
    • 1998
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - The House I Live In
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - I've Got You Under My Skin
    • 1999
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - Frank Sinatra Sings For Only The Lonely
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - September Of My Years
    • 2000
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - My Way
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - Songs For Swinging' Lovers!
    • 2004
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - Come Fly With Me
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - I've Got The World On A String
    • 2005
      • GRAMMY Hall Of Fame Award - One For My Baby

[editar] Morte


Lápide de Frank Sinatra, cujo epitáfio é "The Best Is Yet To Come" ou "O Melhor Ainda Está Por Vir".
Com a saúde debilitada, Sinatra parou de fazer shows com 80 anos, em 1995. No dia 14 de maio de 1998, Frank Sinatra morreu de um ataque cardíaco em Los Angeles, Califórnia. Encontra-se sepultado no Desert Memorial Park, Cathedral City, Condado de Riverside, Califórnia nos Estados Unidos.
Descendente de italianos, Sinatra teve seu nome diversas vezes ligado à máfia. Depois de sua morte, sua filha Tina fez revelações que ligavam Sinatra a esquemas de eleição do presidente Kennedy pelos chefões de Chicago.

Minha lista de blogs