sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CANDELABRO ITALIANO

Gigliola Cinquetti L'ORAGE + NON HO L'ETA (2008)


Gigliola Cinquetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gigliola Cinquetti
Informação geral
Também conhecido(a) comoOla
Nascimento20 de dezembro de1947 (66 anos)
Local de nascimentoVeronaVêneto
 Itália
Ocupação(ões)cantoraatrizjornalista eapresentadora
Período em atividadedesde 1963
Gigliola Cinquetti (Verona20 de dezembro de 1947) é uma cantoraatrizjornalista e apresentadora italiana.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Gigliola nasceu em uma família abastada de Verona. Formou-se no Liceu Artístico de Verona e começou a cantar ainda jovem.
Estreou aos 15 anos, em 1963, vencendo o Festival de Castrocaro com a canção "Le strade di notte", de Giorgio Gaber1 . No ano seguinte, venceu o Festival de Sanremo de 1964 com a canção Non ho l'età (per amarti), de Nicola Salerno e letra de Mário Panzeri1 . Dois meses depois, venceu, com a mesma canção, o Festival Eurovisão da Canção, em Copenhague. Das doze edições de Sanremo das quais participou, Gigliola arrematou duas. A segunda foi, em 1966, interpretando "Dio, come ti amo!", de Domenico Modugno, cujo sucesso levou à produção do filme homônimo, protagonizado pela própria Gigliola.
Em 1973, ganhou o concurso do programa Canzonissima com a canção "Alle porte del sole" — que, reeditada dois anos depois pelo cantor ítalo-americano Al Martino, chegou à 17ª posição no Billboard.
En 1974, obteve o segundo lugar no Festival Eurovisão para a canção "Sì" (perdendo para "Waterloo", do grupo suecoABBA). A versão inglesa dessa canção chegou ao 7º lugar de vendas na Inglaterra. Essa música levou a RAI a adiar a transmissão da Eurovisão para depois de 12 de maio de 1974, dia do referendo que decidiria revogar (ou não) a Lei do Divórcio. Acreditava-se que a letra — que repetia várias vezes o refrão Sì, sì, sì ("sim") — poderia influenciar o voto dos italianos na opção "sim".
Depois disso, Gigliola se casou com o jornalista Luciano Teodori, ficando vários anos afastada da mídia para se dedicar à família. Voltou em 1981, dessa vez como jornalista, no programa Linea verde, de Frederick Fazzuoli, além de escrever uma coluna semanal para um jornal. Em 1982, apresentou, com Enzo Tortora, o programaPortobello, cantando e dançando o twist. Passou a colaborar com diversos jornais. Em 1996, apresentou um programa de verão em cinco episódios, intitulado Donne - Viaggio nella storia delle donne italiane, veiculado pela RAI International. Em 1991, conduziu um talk show na televisão de Montecarlo. No mesmo ano apresentou a edição do "Euro Festival".
Além da música, Gigliola sempre gostou de pintura e arte. Algumas capas de seus álbuns, como La Bohème e Mystery, foram elaboradas por ela. Em 1973, ilustrou o livro infantil O pescatelle, de Umbertino di Caprio; Em 1976, foi a vez de Inchistrino, do mesmo autor.
A última participação de Gigliola Festival de Sanremo foi em 1995. Três anos antes, lançou seu último álbum de estúdio — La Poèsie d'une Femme —, que a levou a apresentar-se na televisão francesa.
Desde os anos 1990, trabalha na televisão pública italiana RAI1 . Em 2008, recebeu o Premio Giulietta alla Donna, em homenagem a sua carreira.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • I Cavalieri che fecero l'impresa (2001)
  • Dio, come ti amo! (1966) .... Gigliola Di Francesco
  • Testa di rapa (1966) .... Angelina
  • Questi pazzi, pazzi italiani (1965)
  • Canzoni bulli e pupe (1964)
  • Il Professor Matusa e i suoi hippies (1964)


RITA PAVONE: "Datemi un martello" live @ Milano 2014


Rita Pavone (Turim23 de agosto de 1945) é uma cantora, intérprete e atriz italiana.
Começou sua carreira como cantora em 1962 com o single La partita di pallone e, pouco tempo depois, torna-se um sucesso mundial, fazendo também exitosas turnês em países europeus e da América Latina:Argentina e Brasil. Lança outros vários singles em seguida, como Alla mia etàCome te non c’è nessunoCuoreDatemi un martelloChe m'importa del mondoViva la pappaIl geghegè e Fortissimo, atingindo o topo das paradas.
Em 1968 Rita se casa na Suíça com seu empresário, produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno. Foi um escândalo na sociedade italiana porque Reno, cujo verdadeiro nome é Ferruccio Ricordi era casado com Livia Protti e não existia divórcio na Itália até 1970.
Em 1971 Rita e Teddy se casam oficialmente na Itália.
Em 1969 sua carreira desacelera na Itália, participou do Festival de San Remo com Zucchero e, no ano seguinte, comAhi ahi ragazzo! e em 1972 com Amici mai. Emplacou vários sucessos em outros países como Alemanha (Arrivederci Hans), Bonjour la France (França), Io che amo solo te (Brasil).
Neste segundo período da sua carreira toma um caminho mais difícil e, conseqüentemente, menos premiada pelo resultado das vendas, das canções de autor, estabelecendo-se também como compositora. Canta em diversos idiomas com sucesso.
Depois de uma vida de concertos em várias partes do mundo, Rita anuncia no primeiro dia de 2006 que deixa definitivamente os palcos, cantando pela última vez em público.
Nas eleições legislativas italianas de 2006, Rita candidatou-se a uma vaga no senado italiano, disputando pela circunscrição dos italianos no exterior, não sendo eleita. Vive a participar de programas na TV Italiana com frequência.
Atualmente Rita mora em Chiasso, no cantão de TicinoSuíça e possui uma segunda residência em Ariccia, distante 28 km de Roma.
Seus dois filhos também moram na Suíça. Alessandro é apresentador de um programa na TV Suíça-Italiana e Giorgio éguitarrista e cantor de rock.


    [editar | editar código-fonte]

    Rita Pavone La vita in diretta 14 04 2014

    Rita Pavone aos 63 anos

    quarta-feira, 8 de outubro de 2014

    Adele - Rolling in the deep (Live Royal Albert Hall)




    Cantora Adele recebe a mais alta honraria da família Real britânica

    Compartilhe55
     Imprimir Comunicar erro
    • AFP
      19.dez.2013 - Adele agora é Membro da Ordem do Império Britânico
      19.dez.2013 - Adele agora é Membro da Ordem do Império Britânico
    A cantora britânica Adele, de 25 anos, foi condecorada nesta quinta-feira (17) pelo príncipe Charles, em cerimônia no Palácio de Buckingham, em Londres. A cantora agora é Membro da Ordem do Império Britânico, a mais importante distinção entre as honrarias concedidas pela família Real.

    "Foi uma honra ter sido reconhecida e um grande momento de orgulho de ser distinguida ao lado de pessoas tão formidáveis e inspiradoras", afirmou a cantora.

    A cantora ganhou seis Grammy em 2012, e um, em 2013. O Grammy é o prêmio mais importante do mundo da música. Também em 2013, Adele levou o Oscar de melhor canção por "Skyfall", tema do último filme da franquia do espião James Bond.

    Ela vendeu milhões de cópias de seus dois primeiro álbuns "19" e "21". Desde o nascimento de seu filho, em outubro de 2012, a cantora se mantém mais discreta. 

    Adele - Set Fire To The Rain (Live at The Royal Albert Hall)

    Adele - Rumour Has It

    ADELE - Set Fire To The Rain (Tradução) Trilha Sonora Internacional Aven...

    Adele - Set fire to the rain

    Dave Brubeck - Take Five


    Dave Brubeck

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    David Warren Brubeck
    Dave Brubeck 2005 in Ludwigshafen 1 fcm.jpg
    Informação geral
    Nome completoDavid Warren Brubeck
    Também conhecido(a) comoDave Brubeck
    Nascimento6 de Dezembro de 1920
    OrigemConcord (Califórnia)Estados Unidos
    Data de morte5 de dezembro de 2012 (91 anos)
    Gênero(s)Jazz
    Cool jazz
    West Coast jazz
    Terceira corrente
    Instrumento(s)Piano
    Outras ocupaçõesPianista
    Compositor
    Bandleader
    Afiliação(ões)The Dave Brubeck Quartet
    David "Dave" Warren Brubeck (6 de dezembro de 1920 – 5 de dezembro de 2012, ConcordCalifórnia1 ) foi umpianista de jazz norte-americano. Reconhecido como um gênio em sua área, ele compôs vários jazz standards, incluindo "In Your Own Sweet Way" e "The Duke".

    Biografia[editar | editar código-fonte]

    Vindo de uma família musical, Dave Brubeck começou a aprender piano aos 4 anos de idade com sua mãe e violoncelo aos 9. Ele tinha um gênio muito forte.
    Brubeck não era muito interessado em aprender por métodos, simplesmente queria compor suas próprias melodias e por isso nunca aprendeu a ler partituras. Ele evitava aprender a ler durante as aulas de piano de sua mãe, alegando dificuldade de visão. Na faculdade, Brubeck quase foi expulso do curso, quando um de seus professores descobriu que ele não sabia ler partituras. Muitos outros professores o defenderam apontando seu talento em contraponto e harmonia, mas a escola continuou com medo de que isso pudesse causar um escândalo, e só concordou em lhe dar o diploma se ele concordasse em nunca dar aulas de piano.
    Após se formar em 1942 na University of the Pacific em Stockton, Califórnia, ele ingressou no exército e serviu na tropa de George Patton durante a Batalha do Bulge em Ardennes, lá ele conhece Paul Desmond.
    Estudou com o compositor francês Darius Milhaud e criou seu quarteto em 1951. Após o estudo com Milhaud, iniciou um octeto com a participação de Cal Tjader e Paul Desmond. Após uma primeira decepção, fundou um trio com dois dos antigos membros (sem Desmond). Finalmente fundou o The Dave Brubeck Quartet, com Joe DodgeBob Bates ePaul Desmond.
    A gravação de Take Five, uma composição de Desmond, em 1959, transformou o quarteto num campeão de vendagens da época. O álbum continha somente composições inéditas, sendo que quase todas tinham uma métrica impar, entre elas estavam os clássicos Take Five e Blue Rondo à la Turk. A propósito, entre Brubeck e Desmond viria a se desenvolver, com o passar dos anos, um entrosamento quase telepático.
    No meio dos anos 50 Bates e Dodge foram substituídos por Eugene Wright e Joe Morello. O quarteto desfez-se em 1967 e Brubeck continuou a tocar com Desmond e fez gravações com Gerry Mulligan. Brubeck tinha admiração por Duke Ellington e pela música erudita.
    Seu quarteto atual inclui o saxofonista e flautista Bobby Militello, o baixista Michael Moore (que substituiu Alec Dankworth), e o seu baterista de longa data Randy Jones e trabalhou recentemente com a London Symphony Orchestra.
    O músico faleceu em 5 de Dezembro de 2012, no hospital de Norwak, em Connecticut, vítima de uma parada cardíaca, na véspera do seu 92o. aniversário.2
    Em 1954


    Best Songs Of Bruno Mars || Bruno Mars's Greatest Hits 2014

    Bruno Mars Talking to the moon lyrics

    Minha lista de blogs