sábado, 7 de março de 2015

Dave Brubeck - Take Five


Take Five

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Take Five"
Single de The Dave Brubeck Quartet
do álbum Time Out
Lançamento1959
Formato(s)7
GravaçãoNova Iorque, 1959
Gênero(s)Jazz
Duração5:28
Gravadora(s)Columbia/Legacy
ComposiçãoPaul Desmond
ProduçãoTeo Macero
"Take Five" é uma composição de jazz escrita por Paul Desmond e apresentada pelo The Dave Brubeck Quartet no álbumTime Out, de 1959. Gravada no 30th Street Studios em Nova Iorque em 25 de junho, 1 de julho e 18 de agosto do mesmo ano, a obra é uma das gravações mais famosas do grupo, notória por sua melodia distinta, pelo solo de bateria de Joe Morello e pelo uso inusitado do compasso 5/4, de onde se origina o nome da composição.1 Embora não tivesse sido a primeira composição de jazz a usar essa métrica, foi a primeira nos Estados Unidos a atingir relevância no grande público, chegando à quinta posição na parada da Billboard de compactos e obtendo grande sucesso do rádio naquele país.
"Take Five" foi regravada e apresentada diversas vezes durante a carreira do The Dave Brubeck Quartet. Também recebeu diversas versões, como a da cantora sueca Monica Zetterlund em 1962 e a versão de King Tubby. Até sua morte em 1977, Desmond deixou os direitos a sua obra à Cruz Vermelha Americana, incluindo "Take Five".
OBSERVAÇÃO: Essa apresentação foi na Bélgica, em Bruxelas, em 1964. Observe que Brubeck, segura o tema e chama o baterista Joe Morelo para participar no solo de bateria. Conclui, chamando Paul Desmond. Acho essa apresentação extraordinária mas, esta opinião é suspeita pois,  sou um amante fanático do Jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs